Blog

News

METALÚRGICOS DO RS RETOMAM DEBATES SOBRE A CAMPANHA SALARIAL 2024/2025

FEDERAÇÃO E SINDICATOS RETOMAM NEGOCIAÇÕES SOBRE A CAMPANHA SALARIAL 

Após uma pausa nas negociações devido às enchentes no Estado, o Sindicato dos Metalúrgicos, juntamente com a Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do Rio Grande do Sul estão retomando a mobilização da campanha salarial e durante o mês de junho teremos novidades em relação as negociações da nossa campanha.

Apesar de apontarem realidades diferentes em relação às enchentes no Estado, o Conselho da FTM-RS atingiu consenso quanto ao impacto da tragédia na produção industrial do RS. Diante disso, novas estratégias vão ser debatidas para que possamos garantir aos trabalhadores (as) direitos e benefícios importantes na Convenção Coletiva de Trabalho.

Ao longo do mês de junho, novas reuniões já estão previstas e com datas pré agendadas no conselho dos sindicatos, mas também diretamente com o Sindicato Patronal.

Atuação dos sindicatos diante da tragédia que assola o RS

Os Sindicatos filiados à Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do Rio Grande do Sul (FMT-RS) continuam mobilizados no auxilio das famílias que sofreram com a tragédia das chuvas intensas em nosso estado, impactando a vida da grande maioria das pessoas.

As regiões do leste e do centro do Estado foram as mais afetadas, a partir das cidades de Porto Alegre, Canoas, Charqueadas, Venâncio Aires, São Sebastião do Caí, Guaíba, Eldorado do Sul e Santa Cruz do Sul.

O trabalho nas metalúgicas destas regiões foi parcialmente ou amplamente paralisado, como é o caso das cidades de Canoas, Porto Alegre e Eldorado do Sul, esta última, com aviso de evacuação para todo o município. São Leopoldo, na Região Metropolitana, também lida com a dura realidade de muitos trabalhadores e trabalhadoras que perderam tudo nas enchentes, sem previsão de retorno às suas moradias.

No entanto, as consequências das chuvas e alagamentos chegam também nos municípios que não foram diretamente afetados. Os principais motivos relatados são a falta de matéria-prima para a produção e problemas com a logística de tranporte pelo bloqueio de rodovias. Além disso, serviços prestados para empresas localizadas em cidades afetadas também devem sofrer impactos e interrupções.

São milhares de trabalhadores desalojados e por conta disso, a FTM-RS lançou no mês de maio uma campanha solidária de arrecadação para ajudar aos metalúrgicos (as) e dar suporte aos sindicatos que estão servindo de abrigo, como é o caso dos Metalúrgicos de Porto Alegre, Canos e São Leopoldo que abrigam pessoas em seus ginásios de esporte.

Mais de mil pessoas já passaram pelos abrigos dos sindicatos na região metropolitana, muitas famílias por não terem condições de retornar para suas casas devido a catástrofe, continuam nos abrigos.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Carazinho, juntamente com as demais entidades sindicais intensificam sua atuação através de coleta e distribuição de doações, entre outras ações para minimizar o sofrimento e o dano das pessoas neste momento.

Devemos seguir mobilizados em promover o melhor espaço possível para essas pessoas e minimizar os danos e sofrimentos causados. Seguimos na luta por arrecadações e doações para reconstruirmos nosso estado. Em Carazinho, você pode deixar sua doação na sede do Sindicato na av. São Bento, 501, Glória.

Gostaria de contribuir com qualquer valor, então participe da Campanha de solidariedade para os metalúrgicos do RS através da chave pix da FTM-RS:
PIX: 92.942.176/0001-80

 

Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos de Carazinho | FTM-RS com informações dos demais sindicatos
Fotos: Redes sociais dos sindicatos

Data: 06/06/2024