Blog

News

METALÚRGICOS DO RS DEFINEM PAUTA DA CAMPANHA SALARIAL EM PLENÁRIA ESTADUAL

Categoria quer reposição salarial + 3% de aumento real

Em plenária realizada quinta-feira (21), no auditório da CUT-RS, em Porto Alegre/RS,  os Sindicatos filiados à Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do RS, definiram as estratégias e a pauta da campanha salarial 2024/2025: Aumento real de 3%, além da reposição da inflação conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do período, de maio de 2023 até abril de 2024. Além disso, a pauta se estende na renovação das cláusulas econômicas, Vale Alimentação, no valor de R$ 350,00; Homologação das rescisões dos contratos de trabalho nos Sindicatos; Redução da jornada de trabalho para 40 horas e representação dos trabalhadores terceirizados e temporários são outros itens que integram a pauta aprovada em plenária.

Plenária Aprova balanço financeiro de 2023 e aborda temas da campanha unificada e igualdade entre homens e mulheres

Os trabalhadores e trabalhadoras, além de definir a pauta da campanha salarial 2024/2025, aprovou a prestação de contas do ano de 2023 e a previsão orçamentária para o ano de 2024 e, ainda, elegeu a comissão eleitoral que acompanhará o processo de escolha da nova direção.

Eliane Morfan, vice-presidenta da FTM/RS, destacou os pontos que serão pleiteados pelas trabalhadoras na busca da igualdade salarial, canal para denúncias nas fábricas contra assédios e discriminações, liberação de dois dias para consultas médicas e exames, espaço insalubre para gestantes, licença-maternidade de seis meses, sala ade amamentação e liberação de dirigentes para trabalho sindical. Este movimento é realizado pelo Coletivo de Mulheres Gabi.

E por fim, destacou-se a campanha unificada do MSI-CUT/RS, integrando o Macrossetor da Indústria da CUT-RS e que tem os setores da metalurgia, alimentação, construção civil e moveleiro, que vão realizar uma grande campanha salarial unificada. Essa união se faz necessária no enfrentamento para alcançar ganhos significativos em termos de melhores condições de trabalho, salários dignos e garantia de nossos direitos.

Fonte: FTM/RS

Data: 23/03/2024