Nóticias

Postada em: 06/11/2017

Após Outubro Rosa, Metalúrgicos apoiam a campanha Novembro Azul para prevenir câncer de próstata

Após Outubro Rosa, Metalúrgicos apoiam a campanha Novembro Azul para prevenir câncer de próstata

O Sindicato dos Metalúrgicos de Carazinho e região, entrou nesta segunda-feira (3º) no clima da campanha Novembro Azul, criada para mobilizar e conscientizar o público em geral, e principalmente os homens, da necessidade de cuidar melhor da saúde e procurar o médico com mais frequência, visando esclarecer sobre os fatores de risco, de proteção e diagnóstico precoce sobre o câncer de próstata.
A campanha acontece depois do Outubro Rosa, iniciativa voltada para a conscientização sobre o câncer de mama, o que mais afeta as mulheres.
Idealizada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, o Novembro Azul chega ao quinto ano consecutivo, em todo Brasil, e já se tornou referência na missão de orientar a população masculina a cuidar melhor da saúde.
Câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens
Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), neste ano devem ser registrados 61,2 mil novos casos de câncer de próstata no Brasil. Dados do Ministério da Saúde indicam que 14.484 homens morreram em decorrência da doença no país em 2015. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma.
De acordo com o Inca, o câncer de próstata é considerado um tumor da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. Dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) mostram que 20% dos pacientes são diagnosticados em estágios avançados da doença, o que faz com a taxa de mortalidade chegue a 25% dos pacientes.
O Inca alerta que alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos. A grande maioria, porém, cresce de forma tão lenta, levando cerca de 15 anos para atingir 1 cm³, que não chega a dar sinais durante a vida, nem ameaçar a saúde do homem.
Importância do diagnóstico precoce
Em setembro, o Inca lançou uma cartilha que trata de aspectos gerais do câncer de próstata e aborda possibilidades e limites para detecção precoce, fatores que podem aumentar o risco da doença, além de sinais e sintomas do tumor.
Os exames consistem na dosagem sérica do Antigênio Específico da Próstata (PSA) e no exame de toque retal, que são complementares, pois cerca de 20% dos casos não são detectados pelo PSA.
A recomendação é que homens a partir de 50 anos procurem um urologista para realizar os exames preventivos anualmente. Indivíduos com história familiar de câncer de próstata, negros, sedentários e obesos devem iniciar a prevenção a partir dos 45 anos, pois possuem maior risco de desenvolver a doença.
A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, de forma e tamanho semelhantes a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.
Campanha
O site da CUT-RS ficará na cor azul até 30 de novembro, a exemplo da cor rosa que foi usada ao longo de outubro como forma de mostrar o apoio ao Outubro Rosa . O objetivo é chamar a atenção sobretudo dos homens para combater o câncer da próstata e cuidar mais da saúde, bem como estimular sindicatos, federações e confederações a aderirem à campanha e promoverem atividades junto aos trabalhadores.
Cuidar da saúde também é coisa de homem!

Fonte: CUT/RS e Assessoria de Imprensa do Sindicato


[ Voltar ]

Carazinho - RS
Av. São Bento, 501 - Bairro: Glória
CEP: 99500-000 - Carazinho - RS
Tel.: (54) 3331-1088

2016 Copyright(c) - Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos e Mat. Elétricos de Carazinho
Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: RuralClassi do Brasil